Em homenagem a um grande escritor português Mia Couto, a continuidade do projeto Um escritor me inspira. Iniciativa de Norma Emiliano.
“A língua portuguesa é um espaço de resistência. Na periferia, a palavra precisa lutar para não ser silêncio. (COUTO, 2011, p. 130)
Conto:
Quando, na gravidez, a mãe de Nina soube que sua bebê iria nascer com uma síndrome, ficou assustada. Nina nasceu com Sindrome de Down.
A criança foi cercada de carinho e cuidados por toda família desde o seu nascimento. A pequena foi matriculada em uma escola regular.
Um belo dia a mãe encontrou a filha chorando na saída da escolinha. Com enorme tristeza soube que os amiguinhos debochavam da menina.
A diretora da escola convocou uma reunião e fez os pais dos alunos entenderem que a Síndrome de Down não é uma doença e sim uma alteração genética. Nina podia fazer a maioria das atividades que seus coleguinhas fazem: andar. falar, brincar, se vestir, ir à escola. Entretanto, ela iria conseguir estas habilidades um pouco mais tarde que as demais crianças.
Apesar de sofrer com a discriminação. Nina vive uma vida feliz e realizada.
Hoje tem apenas 21 anos, mas carrega consigo muitas realizações: ela é poliglota: fala, além do português, alemão, espanhol e francês.
E atua como ativista em defesa das pessoas com Síndrome de Down.
i